Daniela De Angeli

Por que ler contos de fadas eh importante para as criancas?

Posted on: outubro 7, 2010

Recentemente li 0 livro “A Psicanálise dos Contos de Fadas”. Bruno Bettelheim, psicólogo infantil reconhecido mundialmente pelo seu trabalho com crianças autistas, Doutor pela Universidade de Viena e radicado nos Estados Unidos, escreve sobre os efeitos benéficos dos contos infantis na criança, e também nos adultos, ajudando pais, educadores, professores e outros profissionais que atuam junto das crianças a compreender os fantásticos impactos dos contos no desenvolvimento pessoal, social e afetivo da criança.

O que me chamou atenção para escrever sobre esse assunto foi o fato de uma amiga ter me questionado se leio gibis e histórias de bruxas e monstros para meus filhos.

Respondi que sim. Sempre tive esse hábito. Para mim esse tipo de leitura esclarece muitas dúvidas e medos das crianças.

E ao contrário do que eu acredito, essa minha amiga não lia para suas criancas com receio que os filhos dela se idendificassem com personagens malvados ou ficassem com medo de bruxas, fantasmas e outros personagens “do mal”.

Realmente para algumas pessoas os contos de fadas podem desenvolver medo nas crianças por serem considerados muitas vezes cruéis. Acreditam que os contos podem influenciá-las a desenvolver atitudes contrárias ao que pregam como adequado para seus filhos.

Mas esses contos enriquecem uma discussão que podemos ter com a criança sobre o que é certo e errado. Como pais podemos falar sobre as lições de atitudes e suas consequências usando os exemplos das histórias e dos seus personagens.

No momento da leitura com meus filhos, percebo que eles ficam extremamente interessados usando a imaginação. Acabam por absorver as lições de uma forma subliminar que reforço sempre no final das histórias. Dessa forma consigo notar como eles transformam isso em atitude no seu dia a dia.

Todos nós podemos nos identificar com um personagem de qualquer história. Quando não estamos satisfeitos com o nosso “personagem” na vida real, podemos criar a possibilidade de mudar nosso jeito de pensar e agir. E acredito que é o que a criança faz quando lê um conto de fada: ela tenta superar esse tipo de dificuldade. Um exemplo é o que acontece com as crianças que se identificam com as irmãs da Cinderela. E no final, quem casa com o príncipe e é feliz para sempre?

A leitura de contos ajuda as criancas a pensar, a se conhecer melhor e a enfrentar a verdade de um jeito menos doloroso. Com contos as criancas podem comprender melhor a relacao entre familia, como no conto da Branca de Neve. Da a oportunidade delas falarem dos seus anseios, sonhos e compreenderem o significado de rejeicao como em Joao e Maria. No caso de Cinderela o aspecto dos conflitos entre os irmaos eh tema para se pensar. No caso dos Tres Porquinhos as criancas aprendem que nao eh bacana ser preguicoso e que ha a  necessidade de sermos sabios na vida. Em Cachinhos de Ouro e os Tres Ursos, a discussao gira em torno da rivalidade fraterna e a busca de identidade. Coragem e determinacao eh tema para A Bela Adormecida. A Bela e a Fera eh um bom exemplo para se falar sobre carater meigo e encantador. Esse sao apenas alguns exemplos.

Segundo o autor do livro, o final feliz,visto por muitos pais como uma coisa irreal, eh uma forma de mostrar as criancas que elas podem ser perseverantes, otimistas e que podem lutar pela sua felicidade quando acreditam nelas mesmas.

Para mim essas leituras sao essenciais  para criar uma grande  oportunidade de conhecer nossas criancas e de dialogar com nossos filhos.

Torco para aqueles que ficaram curiosos pela leitura do livro que gostem dele como eu. E que aproveitem cada conto de fadas com seus filhos! ;)

Esse eh o livro:


About these ads

2 Respostas to "Por que ler contos de fadas eh importante para as criancas?"

Dani..que incrivel..estou aqui debruçada numa atividade de Literatura do meu curso de pedagogia onde a pergunta a ser respondida é :
Para se contar bem uma história é preciso possuir habilidade, treino e conhecimento técnico do trabalho, pois os valores artísticos, lingüístico e educativos dependem da arte do narrador.Você poderia comentar, cada um desses itens abaixo, informando-nos qual a importância deles para uma boa contação de histórias?

a)Evitar adaptações:

b)Dar modalidades e possibilidades da voz:

Qual foi minha surpresa quando vejo seu post!! Simplesmente usei muito dele pra responder….:)
aproveito pra deixar a dica…a escritora Nelly Novaes Coelho, já da literatura contemporanea, mostra como é importante a criança desenvolver o seu pensamento critico em relaçao a vida atraves da leitura dos contos…é magico..estou encantada por ela..de um google pra vc ver..e depois leia Chapeuzinho Amarelo, do Chico Buarque pras crianças…Muito, muito legal mesmo! Te amo amiga!! :) Adorei! Parabéns!!

Puxa Daniela, também já li esse livro, ele nos ensina muuuito. Coisas que usamos no nosso próprio dia-a-dia com nossos filhos mesmo. Muitas vezes lemos um conto para nossas crianças ou para nossos alunos e não nos damos conta de quantos conflitos eles estão resolvendo internamente. Os contos auxiliam muito!Todos os pais e educadores deveriam ler….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 13 outros seguidores

Arquivos

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: